sábado, 5 de abril de 2008

Correção OnLine


A Adobe disponibilizou uma versão simplificada e on line do conhecido Photoshop, para utilização sem necessidade de instalação em computador.

Batizado como Photoshop Express, o serviço possui uma série de recursos básicos para pequenos retoques em imagens. Nada comparável com o programa original, mas iniciantes e pequenos usuários poderão usá-lo sem muitas limitações.

Acesse o programa on line aqui.

Ao que tudo indica, a facilidade de uso não é apenas o foco da Adobe. O acesso a uma versão bem menos complexa que o original, e gratuita, é uma forma de combater a pirataria do software entre os usuários domésticos, que dispensam a utilidade de boa parte dos recursos do programa.

À margem das discussões mercadológicas e legais, o programa ainda é um assunto recorrente no meio fotográfico. Falta consenso entre os profissionais - e amadores - sobre a utilização artística e ética de softwares de manipulação gráfica.

Enquanto os tradicionalistas acusam usuários do software de manipulação num simples uso de retoque de luz e cor, problemas reais como alterações no contexto e no conteúdo da imagem surgem constantemente.

Os casos menores se apresentam no mundo da moda e da estética. Que digam os cabelos inconstantes sobre os seios modificados de Heidi Klum (aqui e aqui).

Os casos de maior complexidade acontecem quando o assunto é modificado, junto com sua interpretação. Veja nesta página alguns dos incidentes recentes e um painel da manipulação fotográfica desde o século XIX.

E quem nunca corrigiu uma foto, que atire a primeira pedra.

Nenhum comentário: