segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

História da Imagen #1 – Nikon

nikon1

A história da Nikon começou a ser contada em 1917, quando três pequenas empresas se uniram para criar a Companhia Ótica do Japão, ou Nippon Kogaku. Sua linha de produtos incluía dispositivos óticos de uso técnico ou científico, como telescópios e microscópios. Muito distante da produção que a tornaria conhecida mundialmente.

Somente na década de 30 é que surgiram as primeiras lentes Nikkor, de 50mm a 700mm. Ainda nesta década elas equiparam as máquinas da futura concorrente, a Canon, mas ainda não imaginavam criar um equipamento próprio, idéia que ficou um pouco mais distante com a entrada do Japão da Segunda Guerra Mundial.

Após 1945 é que a empresa decidiu investir em um projeto próprio, um desenvolvimento que levaria ao mercado, dois anos depois, a Nikon I, a primeira máquina da empresa a estampar oficialmente este nome. Até pouco tempo antes do lançamento, o nome oficial escolhido era Nikkorette…

A Nikon I vinha equipada com uma lente Nikkor de 50mm f3,5 e tinha um design muito parecido com as Leikas da época. A produção deste modelo durou até 1949, quando foi substituída pelo modelo Nikon M.

Gravado no corpo da máquina, além do nome Nikon, havia a sigla MIOJ. Significa made in occupied Japan, ou seja, fabricado no Japão sob ocupação.

Nenhum comentário: