domingo, 3 de fevereiro de 2008

Distante, mas não sozinho

A fotografia é reconhecida como uma invenção coletiva, fruto da evolução de várias tecnologias convergentes e complementares. Pelo caminho do processo fotográfico andaram Joseph Nicéphore Niepce (1765-1833), Louis-Jacques-Mande Daguerre (1787-1851), William Henry Fox Talbot (1800-1877) entre outros. Isso sem contar com um sem número de teóricos, desde Aristóteles (384-322 a.c.), a prever a reprodução de imagens através de um objeto mecânico.

Porém, um personagem ficou totalmente isolado neste processo. Isolado porque A Villa de São Carlos, a cidade no interior de São Paulo que seria chamada de Campinas no futuro, não possuía contato com os grandes centros europeus de divulgação científica. E foi nessa vila que um francês natural de Niece, tipógrafo e ilustrador, Antoine Hercules Romuald Florence, desenvolveu sua photografie(1).

Niepce havia tido sucesso com a heliografia em 1826 ou 27(2). O invento de Florence aconteceu em 1832 e, ao que parece, desconhecia qualquer pesquisa até o lançamento do daguerreótipo, em 1835. Por causa de seu isolamento, só viria a ser reconhecido como um dos descobridores da fotografia em 1976, através das pesquisas de Boris Kossoy.

Seu processo era similar ao de Fox Talbot, ou seja, a impressão de uma matriz em positivo/negativo, com possibilidade de reproduzir cópias indefinidamente. Usava uma rudimentar câmara escura para obter a imagem e amônia, contida na urina humana, como fixador.

Pela proximidade cronológica das descobertas, a fotografia é considerado uma invenção coletiva. Não possui um pai único, nem tampouco alguma polêmica ordinária para inflar nacionalismos. Florence pode não ter sido reconhecido em vida, mas seu nome permanece hoje longe do isolamento desmerecido.

Notas:
(1) - ao que tudo indica, essa foi a primeira vez que foi utilizado o termo fotografia na história.
(2) - esta imagem de Niepce é a primeira da esquerda no banner superior do blog. Levou aproximadamente 8 horas de exposição para ser feita.

Nenhum comentário: