sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Imagem e ação


A World Press Photo é uma fundação internacional, sediada em Amsterdã, para o incentivo do fotojornalismo.

Mas esse nome é ligado a uma das premiações mais aguardadas do mercado. Isso porque suas escolhas raramente são menos que contundentes. Não que a WPP obedeça uma linha radical no conteúdo, mas porque o ofício fotográfico se sobressai em contextos extremos.

A divulgação dos escolhidos de 2007, sua 51ª edição, aconteceu no último dia 7 de fevereiro. A foto do ano foi a do britânico Tim Hetherington que, a pedido da Vanity Fair, viajou ao Afeganistão para cobrir a guerra entre os EUA e a guerrilha Taleban. A imagem mostra um soldado no limite de sua resistência, descansando dentro de um bunker
no vale de Korengal.

"This image shows the exhaustion of a man - and the exhaustion of a nation", disse o presidente do júri Gary Knight em comunicado no site da organização.

Pelo registro, Tim Hetherington ganhará €10 mil e uma Canon EOS-1Ds Mark III. A cerimônia de premiação será em Amsterdã, dia 27 de abril.

Veja a galeria dos premiados aqui.

PS: por motivos de direitos autorais, este post ficará sem nenhuma das imagens premiadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caramba, imagens tristíssimas. ô mundo! Agora, a série com pessoas assistindo TV é maravilhosa (não que as outras não sejam, mas é que... ai que triste) ;)