quarta-feira, 11 de junho de 2008

Composição: "Você não fotografa o mundo. Você fotografa os frames do mundo."


Um e-mail para ser registrado:

"Fernando,

Todo o trabalho de concepção de uma foto passa, obrigatoriamente, pela composição. A fotografia é, nada mais nada menos, que isto: composição.

Os outros fatores, fotometria, ajustes e etc., é que são os coadjuvantes. Porque, quando começamos a fotografar, o que nos move de início é a busca por beleza, por mostrar algo agradável, por fotometrar corretamente, etc.

Mas o agradável está em mostrar bem mostrado, não em mostrar o bonito apenas. Quando você sai ao mundo para fotografar, você não fotografa o mundo. Você fotografa os frames do mundo. Então não é o mundo que tem de ficar bonito, mas a foto.

Entende o que digo?

É uma parte da fotografia que calça a fotografia. Quando você enjoar de tudo isto, e quando dominar toda a lógica da fotometria, o que lhe salvará é a composição.

Buscar os ângulos, as maneiras corretas de induzir o olhar de quem vê a foto, caminhar nela, colocar tudo em seu devido lugar. Quando vemos uma foto de uma coisa feia, e gostamos, não é porque somos diferentes, mas é porque ela é agradável e, provavelmente, o autor soube colocar os objetos da foto em seus devidos lugares, e isto fez com que a foto ficasse agradável. Mas não porque o assunto necessariamente é agradável, mas aos nossos olhos as coisas estão nos locais corretos.

Mágica?
Não, composição."

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo em numero, genero e grau!

A tecnica tu consegue nos livro, composição não é tão simples!

Parabens pelo blog!

Voltarei mais vezes!