quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

FotoBiografia #1 - David "Chim" Seymour


David "Chim" Seymour e Henri Cartier-Bresson

"Chim picked up his camera the way a doctor takes his stethoscope
out of his bag, applying his diagnosis to the condition of the heart;
his own was vulnerable."
Henri Cartier-Bresson



Nascido David Szymin em novembro de 1911, na Polônia, um dos fundadores da lendária agência Magnun começou na fotografia em 1933, depois de estudar artes na França e quase enveredar pelos estudos de química e física.

Suas primeiras imagens foram de uma Europa agitada, intensa e em seus estágios preparatórios para a Segunda Guerra Mundial. Cobriu a Guerra Civil Espanhola, ao lado de Robert Capa, para a Revista Life, antes de se alistar nas tropas aliadas e partir para a guerra de câmera em punho.



A Magnum apareceria na vida de "Chim" em 1947, quando se uniu a Henri Cartier-Bresson, Capa e George Rodger para fundar a agência. Continuou em atividade, fotografando desde celebridades até a criação do estado de Israel. Mas a necessidade de cobrir causas humanitárias o fez continuar viajando.



Durante o pós guerra, "Chim" recebeu um convite da recém inaugurada Unicef para voltar à Europa e retratar o drama dos refugiados, principalmente as crianças - tema recorrente em suas fotos dali em diante. Produziu as memoráveis séries We Went Back e Chim's Children.



Em 1954, substituiu Capa na presidência da Agência, mas viria a morrer dois anos depois, em um atentado durante o armistício da Guerra de Suez.


Para conhecer mais, vale a pena visitar aqui e aqui.

Nenhum comentário: