sábado, 23 de fevereiro de 2008

Wiki-imagens

A Wikimedia Foundation congrega vários sites de conteúdo aberto. É a criadora da Wikipedia, talvez o segundo lugar mais acessado da internet em busca de informações específicas (o primeiro seria o Google).

Além deste, a rede de "Wikis" conta com uma interessante fonte de consulta de imagens: a Wikimedia Commons, que anunciou o resultado da segunda edição do concurso Imagem do Ano.

Dentre mais de 900 inscritos, 84 votos foram para a imagem da Torre Broadway, na Inglaterra, feita pelo "Wikimediano Newton2". A segunda mais votada foi uma vista aérea de Nova Iorque, um HDR de Paulo Barcellos Jr., que recebeu 67 votos. A terceira colocação, com 66 votos, ficou para o "Wikimediano Rey Eye", com a imagem flagrante de um esquilo-vermelho.

Não foi divulgado se os escolhidos serão premiados.

É correto pensar que cada pessoa possua um senso estético e artístico particular e, a partir disso, julgue e escolha suas preferências. Mas vendo o restante das imagens selecionadas, fica difícil entender como tantas captações possam ter recebido tão poucos votos, ou não ter alcançado o topo da lista.

Para os votantes, valeu reconhecer mais a corrida atrás de um esquilo do que a beleza da luz dentro de uma caverna. As justificativas ficam bem claras lendo os comentários dos votantes (ao lado das imagens).

Apesar dos pesares, viva o acesso e a liberdade de expressão.

- Sugestão deste post por Roberta Carusi.

Um comentário:

Anônimo disse...

E quem sabe assim, um dia, eu consiga entender por que diabos o soldado cansado 1 ganhou do soldado cansado 2 no World Press :)